Você já se perguntou por que tantos alunos chegam perto da ‘linha de chegada’ de um semestre ou mesmo da graduação e depois não conseguem terminar? Pais, professores, orientadores e tutores podem torcer para que um aluno avance para terminar forte e, às vezes, eles simplesmente se sentam e desistem. Você provavelmente já viu. Um jovem brilhante começa com promessa e potencial e, em seguida, no meio do semestre, ele literalmente fica sem gasolina e "dá uma olhada" (como é chamado) porque perde completamente a motivação para terminar a escola.
Quando um aluno "dá check-out", não é porque não sabe o que fazer. Você pode dizer a eles continuamente que devem fazer o dever de casa, entregar trabalhos de classe, preencher relatórios e obedecer às regras para obter boas notas e seguir em frente com sua carreira acadêmica. No entanto, eles não o farão. Você pode implorar; você pode suplicar, mas basicamente eles param de fazer a coisa certa e muitas vezes não fazem nada. Já que as escolas recompensam o comportamento mensurável, é como criar uma bomba atômica acadêmica que destrói suas notas, o que pode destruir uma futura transcrição.
Você pode estar pensando que esta é uma reação exagerada, mas muitas faculdades e até escolas preparatórias olham primeiro para a transcrição antes de olhar para a pessoa. Se seu aluno ignorou, negligenciou ou abusou de suas notas, isso prejudicará seu futuro acadêmico. Sim, eu sei, escolas e universidades deveriam olhar para a pessoa, deveriam olhar para traços de caráter ou considerar alguém que seja legal ou simpático, mas o fato é que olham o desempenho acadêmico olhando as notas. Se alguém "verificar" e desistir de tentar terminar com força, isso vai custar caro, e se você for o pai ou responsável que está pagando por seus estudos futuros, vai custar caro também.
Quatro razões pelas quais os alunos desistem
Então, por que tantos adolescentes desistem semanas após o final do semestre? Aqui estão quatro razões principais:
1) Temeroso
Eles têm medo do futuro: sobre como será a vida no "mundo adulto" ou medo de crescer em geral. É normal sentir medo, mas alguém que está dominado pelo medo muitas vezes pode se tornar indeciso e "perder o controle". Já que fugir da realidade parece mais fácil do que enfrentá-la, eles negam completamente o que está acontecendo com suas notas e futuro. Alguns fazem isso de forma passiva e apenas afundam lentamente, enquanto outros tentam evitar a realidade usando substâncias ou meios para escapar. No entanto, não há como evitar o fim de um semestre e o fim dos sonhos acadêmicos se os adolescentes deixarem o medo superar seu sucesso futuro.
2) Amigos
É verdade. Aves da mesma pena voam juntos, e os alunos desmotivados com o acabamento podem se encontrar em uma sala lotada. Alunos altamente disciplinados e supermotivados desafiam uns aos outros em direção ao sucesso, e o oposto é verdadeiro quanto aos indisciplinados. Seu filho ou filha pode começar a sair com a turma errada para se esconder do futuro acadêmico. Às vezes é para irritar seus pais, mas na maioria das vezes é porque eles não se encaixam com os "vencedores" na frente da corrida, então eles apenas se sentam e saem com aqueles que parecem não se importar com a educação raça em que estão. Se você olhar de perto, verá a insegurança e a dúvida em seus olhos.
3) Frustrado
Este grupo pode incluir pais e professores, mas estou pensando principalmente nos alunos que estão tentando, mas não está funcionando bem para eles. Eles querem terminar com força, mas não têm potência para realmente se destacar na frente da multidão. Esses alunos correm um grande risco, pois enfrentarão uma escolha difícil: a.) Terminar com resultados medíocres e tentar novamente no próximo semestre ou b.) Apenas fazer check-out para não sentir a dor de não atingir seu potencial. Eu vi isso especialmente com alunos altamente criativos ou brilhantes que festejaram ou procrastinaram até o último minuto e então não conseguiram tirar suas notas. A frustração deles geralmente surge como raiva dirigida à pessoa mais próxima deles, geralmente uma mãe. Não é justo, mas acontece porque eles deixam a frustração assumir, o que bloqueia sua capacidade de terminar com força.
4) Reprovado
Infelizmente, este grupo é o mais fácil de detectar porque eles saíram há muito tempo. Quando um aluno atinge esse nível, ele fica tão desmotivado que desiste de tentar as tarefas mais básicas, fazendo com que suas notas caiam a zero. Fracassar total e completamente acaba com a confiança e, para muitos, o desejo de tentar novamente, o que leva muitos alunos a desistir por completo da escola e simplesmente desistir.
Encontrando a energia para terminar
Como você motiva um aluno desmotivado? Bem, você começa lidando com sua própria frustração, para que possa pensar claramente sobre um plano estratégico para guiar seu filho ou filha em direção à vida melhor que a educação pode trazer. Aqui estão as principais áreas que uso para encontrar uma maneira de inspirar um jovem a voltar à corrida e encontrar a energia para terminar com força:
1) Visão
Isso geralmente começa com o pai mais próximo do aluno, porque eles já sabem muito sobre sua personalidade, seu caráter e seus impulsos. A Bíblia tem um versículo que eu oro todos os dias: "Se algum falta sabedoria, peça a Deus e ser-lhe-á dada." (Tiago 1: 5). Insight é pedir a Deus que revele os dons e habilidades especiais que seu aluno possui; e não importa o quão atrasados estejam, eles têm alguns talentos. É preciso discernimento para ver isso e então coragem para persistir e acender o fogo do desejo no coração de alguém que pode ter desistido.
2) Interesses
Depois de saber quais dons, talentos, habilidades ou habilidades você está procurando em um aluno, a próxima parte é ajudá-lo a ver como esses dons únicos podem ser transferidos para algo tão interessante que eles realmente querem aparecer e aprender mais . Há um velho ditado que diz que os curiosos nunca ficam entediados, o que é verdade. Quando um aluno é inspirado a buscar algo interessante para ele, ele pode perder a noção do tempo porque está fascinado com o assunto que está estudando.
3) Importante
Depois que um aluno se inspira a buscar os assuntos que são interessantes para ele, o próximo elemento a ser adicionado para estimular a motivação é descobrir o que é importante para ele. O que é valioso? Em que atividades / causas eles acreditam? Todos acreditam em algo, mas muitas vezes não dedicam tempo para explorar e descobrir quais as causas ou atividades que estão motivados a aderir.
4) Identidade
Quando um aluno descobre quem ele é e o que gosta de fazer, ele está realmente vivendo seu propósito e se divertindo fazendo isso! Talvez o grande sucesso dos filmes da Disney High School Musical esteja no fato de eles mostrarem o que a maioria dos alunos gostaria que fosse sua experiência escolar. Nesse nível, um jovem está totalmente animado para ir para a escola, porque quando eles sabem por que estão indo, não é difícil permanecer na corrida. Na verdade, torna mais fácil passar de um fracasso para seguir em frente com uma nova dedicação para terminar com força!